Consiste na medição da pressão arterial durante um período de tempo, em intervalos de 15 a 20 minutos durante o dia, e de 30 a 60 minutos durante a noite. Este método de medição automática da pressão arterial é realizado através de um dispositivo que é colocado à cintura do paciente e que insufla uma bolsa de borracha instalada no braço.
O dispositivo armazena as várias medidas que serão transferidas posteriormente para o computador, permitindo, assim a análise dos dados. Este exame deverá ter a duração mínima de 21 horas, idealmente registando 16 medidas durante o dia e 8 medidas durante a noite.
A MAPA permite avaliar também se ocorrerem elevações da pressão arterial durante a colocação do aparelho ou ao contrário.
Como é realizado?
O paciente deverá manter o braço em que está colocada a bolsa de borracha estendido ao longo do corpo, até que este esteja totalmente desinsuflado. Durante a noite o dispositivo deverá ser retirado da cintura e colocado sob a almofada ou uma mesa, permanecendo ligado. É importante que, durante o exame, não durma em colchões magnéticos, evite exposição a campos magnéticos, detetores de metal, cobertores elétricos e zonas de alta voltagem.
A MAPA deve ser programada para um dia de atividades habituais, devendo-se evitar a prática de exercícios físicos durante as 24 horas antes e durante o exame. Não poderá tomar banho durante o exame. O paciente deverá preencher um relatório a referir as atividades realizadas e a hora.
Marcar exame MAPA (Monitorização Ambulatória de Pressão Arterial)
Preencha o formulário abaixo para solicitar marcação de exame. Será posteriormente contactado(a) para a confirmação do agendamento.