Marcação
Online
TAC em Ponta Delgada CAL Clínica
  • 0

A TAC (Tomografia Axial Computorizada) é um método de diagnóstico não invasivo, rápido, simples e indolor, que permite detetar as causas de diversos sintomas patológicos, assim como avaliar a resposta ao tratamento.

A CAL Clínica dispõe de diversos exames de diagnóstico, com equipamentos tecnológicos modernos, que permitem um melhor diagnóstico e o tratamento adequado.

No entanto, no diz respeito ao novo equipamento TAC da CAL Clínica, o Aquillion Prime de 160 cortes, são diversas as razões pelas quais este equipamento merece destaque.

 

4 Razões pelas quais deverá escolher a CAL Clínica para proceder ao seu exame TAC

 

Claro benefício dos doentes ao serem sujeitos a uma baixa dose de exposição radiológica vs Máxima qualidade de imagem.

A palavra-chave para a a redução da dose de Rx no nosso aparelho é – “AIDR: adaptive iterative dose reduction” – um algoritmo completamente novo, iterativo, de reconstrução de imagem.

A AIDR reduz as doses de radiação até 75%. Adicionalmente, o ruído da imagem pode baixar até aos 50%, o que aumentando a qualidade de imagem facilita a avaliação clínica.

Mas, é ainda possível neste aparelho, uma redução adicional de 20% de radiação através de um processo de “colimação ativa” poupando os pacientes da radiação que não é necessária à formação da imagem reconstruída usada para o diagnóstico.

 

 Exames mais fáceis de obter em pacientes obesos e com outros tipos de dificuldades e limitações.

No que diz respeito ao conforto dos pacientes o nosso equipamento Aquillion Prime de 160 cortes, com uma abertura de túnel de 78 cm de diâmetro, e uma mesa que suporta até 300kg de peso, é muito superior aos demais TAC’s existentes nos Açores.

Os nossos pacientes desfrutam assim da grande abertura do túnel de posicionamento corporal e os tempos curtos de aquisição de imagens.

É igualmente possível usar a tecnologia SEMAR para redução de artefactos metálicos em utentes com próteses, nomeadamente a prótese total da anca e outras.

Dispomos ainda do protocolo de Dentalscan que se assume como uma ferramenta muito útil para auxiliar médicos dentistas na colocação e avaliação de implantes, bem como o estudo do osso noutras patologias dentárias.

 

Velocidades e tempos de aquisição muito mais rápidos.

É possível, com este aparelho, “tomografar” 16 cm de área corporal por segundo, com 50 cm de FOV (“field of view”), o que se revela fundamental em aquisições de pacientes sujeitos a traumatismos vários ou dor intensa ou que por outras razões não estão capazes de suspender a respiração por muito tempo seguido.

Os aspetos descritos – a rapidez de aquisição e a extensão do campo a visualizar -, são particularmente importantes em certos tipos de exames que implicam a minimização da “imagem tremida pelo movimento”, como, por exemplo, os exames cardíacos (coronariografia digital) e vasculares e todos os exames que necessitam de contraste, diminuindo desta forma a quantidade de contraste a administrar (o contraste não é inócuo).

 

Valor clínico acrescentado para exames específicos, que vão para além dos exames rotineiros.

A tecnologia do nosso Aquillion Prime permite a aquisição de imagens de elevada qualidade com baixa exposição de dose de radiação Rx. Ideal para os “follow-ups” de controlo, tipicamente pedidos com curtas distâncias temporais, 3 ou 6 meses.

A sua performance vai da avaliação rotineira aos exames particularmente exigentes, como os angio-cardíacos, neurológicos e os que requerem “dupla energia” (dual energy scans), onde a questão da poupança de dose de irradiação é crítica.

O Aquillion Prime 160 cortes é um aparelho de TAC, de aquisição volumétrica de alta resolução, imprescindível à obtenção de um diagnóstico correto, de uma forma geral, e em específico para diagnósticos que requerem perfusão de órgão.

Assista ao nosso vídeo explicativo:

 

 

Preparação para TAC

A preparação do paciente irá depender do tipo de exame a realizar, pelo que, no momento da marcação, ser-lhe-á indicado a preparação necessária.

Na maioria dos exames da coluna, articulações, mandíbula e seios perinasais não é necessária qualquer preparação.

Nos exames ao tórax, crânio e pescoço, bem como a maioria dos exames ao abdómen e pélvis, o paciente deve estar em jejum, pelo menos 4 horas antes de realizar o exame, e ainda pode ser-lhe pedido para beber um pouco de água ou de contraste oral, de forma a melhorar a definição das imagens do intestino ou do estômago.

O paciente deverá também remover todo o tipo de bijuteria, ganchos de cabelo, óculos, aparelhos auditivos e próteses dentárias e fazer-se acompanhar de todos os exames relevantes e associados ao TAC que tenha realizado.

 

Tomografia com contraste e sem contraste

Na TAC com contraste são avaliados os comportamentos vasculares das estruturas em estudo que complementam a avaliação inicial sem contraste.

São administrados por via endovenosa os produtos de contraste iodados, aumentando o contraste entre as estruturas com diferentes fluxos sanguíneos, bem como salientando estruturas hipervascularizadas (como tumores ou inflamações).

O uso destes produtos de contraste está contraindicado em pacientes com insuficiência renal grave e com histórico de reação anafilática (alergia).

No caso da TAC sem contraste, o que acontece na maioria dos casos, não é necessário usar os produtos de contraste iodados.

Se ainda tem dúvidas quanto a este exame de diagnóstico, poderá contactar-nos, das 9h30 às 18h30, para o telefone 296 629 643 ou para o telemóvel 915 346 242, e esclarecer-lhe-emos todas as suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *