Marcação
Fisioterapia em Ponta Delgada
  • 0

A CAL Clínica é a pioneira em Fisioterapia e Medicina de Reabilitação em Ponta Delgada. Com mais de 30 anos de experiência no ramo, é hoje uma instituição de referência e dispõe de uma equipa de profissionais especializados e equipamentos inovadores que proporcionam uma assistência segura, personalizada e eficaz. Na CAL Clínica poderá encontrar qualidade, rigor e inovação. Se pretende marcar a sua sessão de fisioterapia em Ponta Delgada, contacte-nos.

Ser saudável é, e deve continuar a ser, cada vez mais um objetivo de vida. Estar bem física, mental e socialmente tem um efeito poderoso, não só em nós, mas também em várias pessoas à nossa volta. É um efeito bola de neve. Porém, muitas vezes surgem problemas físicos que podem por a nossa qualidade de vida em causa.

Independentemente da origem e da gravidade das alterações que possam acometer o nosso corpo, a fisioterapia é a área da saúde que irá ajudar-nos a restaurar, desenvolver e preservar a integridade dos nossos órgãos, funções e sistemas. É por isso essencial que ao surgirem disfunções, se procurem profissionais experientes e com profundo conhecimento de causa.

O que é a fisioterapia?

A fisioterapia é a ciência que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções do corpo humano. Quer estas sejam causadas por alterações genéticas, por traumas/pancadas ou até por doenças que apareçam ao longo da vida, o objetivo da fisioterapia é principalmente o de reduzir e anular a dor e procurar a melhora ou a manutenção funcional do nosso corpo, ajudando-nos a restaurar a mobilidade e a qualidade de vida que possam ter sido perdidas.

O que trata a fisioterapia

A pesar de ser bastante associada ao tratamento de lesões de atletas e desportistas, a fisioterapia não visa tratar apenas quem se dedica à pratica de atividades desportivas. Existem várias situações em que a fisioterapia pode ser fundamental. Algumas delas são:

Procedimentos cirúrgicos

É normal após uma cirurgia haver um período de descanso seguido por um de recuperação, sendo que muitas vezes acontecem quase em simultâneo. É nessa fase da recuperação que a fisioterapia é fundamental para um total restabelecimento da área operada.

Lesões musculares

Nem só a fazer desporto aparecem lesões musculares. Por vezes simples movimentos do dia-a-dia como levantar repentinamente de um sofá, pegar num garrafão de água ou ter ao colo uma criança da família, podem levar a uma sobrecarga de um músculo ou tendão e iniciar um processo de inflamação local. Por vezes esse processo inflamatório passa por si só, mas em muitas ocasiões é necessária ajuda de um profissional de fisioterapia para ajudar a reduzir a inflamação e fortalecer o músculo ou tendão acometido.

Dores de costas e articulares

Com  o envelhecimento da população e o surgimento de um modo de viver mais sedentário, em que a posição sentada passou a ter lugar de destaque e a ocupar um crescente número de horas dos nossos dias de trabalho, são cada vez mais as pessoas que necessitam de ajuda de profissionais de fisioterapia. As comuns dores de costas, dores no pescoço e dores nos ombros são reveladoras das más posições posturais que dominam os nossos horários de trabalho e, como essas más posturas são repetidas sem que tenhamos noção delas, numa grande parte dos casos, apenas através da fisioterapia podemos resolvê-las.

Doenças e problemas neurológicos

A Fisioterapia Neurológica é o conjunto de técnicas e tratamentos utilizados com o intuito de recuperar pacientes que sofreram ou sofrem de doenças relacionadas com o sistema nervoso. Muitas dessas doenças são infelizmente nossas conhecidas por acometerem um grande número de pessoas e por muitas vezes deixarem graves sequelas. Algumas dessas doenças são:

• Doença de Parkinson
  • Esclerose múltipla
  • Doença de Machado-Joseph
  • AVC
  • Fibromialgia
  • Distúrbios de equilíbrio
  • Sindromes como o de Guillian-Barré

Problemas respiratórios

Esta é uma das valências da fisioterapia que é talvez menos conhecida, mas com certeza não menos importante. A chamada fisioterapia respiratória atua na prevenção, recuperação e manutenção do sistema respiratório. Com o objetivo de melhorar a dinamica respiratória e a distribuição do ar inalado no pulmão, teve grande destaque e foi indispensável no tratamento de inúmeros casos da pandemia de Covid-19.

O papel do fisioterapeuta e da avaliação

É de extrema importância escolher um bom profissional que prescreverá o tratamento mais adequado, pois terá grande influência no seu processo de recuperação. Quando aplicadas corretamente, as técnicas utilizadas em fisioterapia contribuem de forma significativa para  a diminuição ou mesmo eliminação da dor e para uma melhor qualidade de vida.