-
by calclinica
A Ressonância Magnética é um exame que produz imagens nos três diferentes planos anatómicos do corpo humano, e que auxilia os médicos no diagnóstico e tratamento de possíveis lesões ou doenças. Através de imagens detalhadas é possível observar articulações, músculos, tendões, ligamentos, ossos e virtualmente todas as estruturas internas do corpo humano.
Se tem a necessidade de realizar um exame RMN (Ressonância Magnética Nuclear) na ilha de São Miguel, saiba que a CAL Clínica, localizada em Ponta Delgada, dispõe de um equipamento exclusivamente dedicado ao aparelho músculo-esquelético, bem como de profissionais especializados na análise dos resultados e diagnóstico. Este equipamento tem uma particularidade, pois sendo de configuração aberta, é especialmente indicado para as pessoas que sofrem de claustrofobia.
Se pretender fazer marcação do seu exame RMN, poderá fazê-lo aqui.
A Ressonância Magnética não utiliza radiação Ionizante (Raio X)
Utilizando uma tecnologia à base de frequência de ondas de rádio num campo magnético, o exame RMN permite a obtenção de imagens mais detalhadas e em vários planos dos órgãos e tecidos do corpo, possibilitando assim estabelecer um diagnóstico e tratamento personalizado para cada paciente. Contrariamente a exames como a TAC ou o Raio-X, a Ressonância Magnética não expõe o corpo do paciente a nenhum tipo de radiação ionizante.
Este exame pode ser requisitado pelo seu médico de modo a obter um diagnóstico correto e pormenorizado de uma lesão ou doença, que podem ser lesões na espinhal medula, nas articulações, músculos, tecido celular subcutâneo ou para diversas patologias ósseas tais como malformações, infecções ou certas formas de cancro, por exemplo.
Normalmente os exames de RMN apresentam uma duração compreendida entre 15 a 90 minutos, podendo ser mais rápidos ou mais demorados dependendo da quantidade de sequências de imagens necessárias na aquisição, ou até mesmo da zona anatómica em estudo.
Preparação para o exame de Ressonância Magnética
O paciente deve informar o médico se existem algumas patologias que possam condicionar o exame, nomeadamente se foi submetido a uma cirurgia recente, se tem alergias alimentares ou medicamentosas, e patologias nos rins ou fígado. No caso de estar a tentar engravidar, ou de gravidez comprovada, não é aconselhável a realização do exame de RMN.
Não sendo permitida a presença de qualquer prótese ou implante metálico com propriedades ferro-magnéticas no interior da sala da RMN, o paciente deve informar o seu médico no caso de possuir:
– Implantes ou próteses metálicas;
– Pacemaker ou desfibrilhadores cardíacos;
– Válvula cardíaca artificial;
– Neuroestimulador;
– Piercings;
– Implantes cocleares;
– Qualquer tipo de implante dentário;
– Bomba de infusão de insulina;
– Fragmentos de metal no corpo resultantes de estilhaços;
Aquando do agendamento da RMN pode ser pedido ao paciente que faça um jejum de 4 horas antes do exame, dependendo da área a examinar e da natureza da prescrição médica.
No dia do exame o paciente deve usar roupa confortável, que não contenha botões de metal ou fechos, e deixar fora da sala todos os objectos pessoais que possam conter metal. Em todo o caso, será sempre fornecida uma bata especial para uso específico na sala da RMN.
É aconselhável deslocar-se à casa de banho antes de começar o exame, de modo a facilitar a colaboração do paciente durante o mesmo, não sendo assim necessário interromper o processo de aquisição de imagens.
Durante o Exame de Ressonância Magnética
O RMN é um exame indolor e tem uma duração compreendida entre 15 a 90 minutos, podendo ser mais rápido ou mais demorado dependendo da quantidade de sequências de imagens necessárias na aquisição, ou até mesmo da zona anatómica em estudo.
É importante que o paciente se mantenha o mais relaxado possível e totalmente imóvel durante o exame, de modo a que a qualidade das imagens seja a melhor. É normal que, durante o exame, se ouçam sons repetidos e de forma contínua. Estes representam a captação de uma sequência de imagens, e duraram em média cerca de 5 minutos.
O exame será acompanhado por profissionais de saúde, que poderão observá-lo através de uma janela e se necessário comunicar com o paciente.
Em alguns casos, poderá ser necessário administrar produto de contraste, que poderá originar uma ligeira sensação de frio no braço onde for colocado o acesso.
Se ainda tem dúvidas quanto a este exame de diagnóstico, poderá contactar-nos das 9h30 às 18h30 para o telemóvel 918 446 072 ou para o telefone 296 629 643, e colocar todas as suas questões.