Marcação
Online
Ressonância Magnética em Ponta Delgada
  • 0

Ressonância Magnética é um exame não-invasivo que auxilia os médicos no diagnóstico e tratamento de possíveis lesões ou doenças, através de imagens detalhadas das articulações, músculos, ossos e virtualmente todas as estruturas internas do corpo humano.

Se tem a necessidade de realizar um exame RMN (Ressonância Magnética Nuclear) e se se encontra na ilha de São Miguel, saiba que a CAL Clínica, localizada em Ponta Delgada, dispõe de equipamento exclusivamente dedicado ao aparelho musculoesquelético, de configuração aberta (especialmente indicado para as pessoas que sofrem de claustrofobia ou que tiveram uma má experiência em aparelhos de RM fechados), bem como de profissionais especializados na análise dos resultados e diagnóstico.

Se pretender fazer marcação do seu exame RMN, poderá fazê-lo aqui.

A Ressonância Magnética não utiliza radiação Ionizante (Raio X)

Utilizando uma tecnologia à base de frequência de ondas de rádio num campo magnético, o exame RMN permite a obtenção de imagens mais detalhadas e em vários planos dos órgãos e tecidos do corpo, possibilitando assim estabelecer um diagnóstico e tratamento personalizado para cada paciente. Contrariamente a exames como a TAC ou o Raio-X, a Ressonância Magnética não expõe o corpo do paciente a nenhum tipo de radiação ionizante.

Este exame pode ser requisitado pelo seu médico de modo a obter um diagnóstico correto e pormenorizado de uma lesão ou doença, que podem ser lesões no coração e nos vasos sanguíneos, no cérebro, na espinal medula, nas articulações, músculos, tecido celular subcutâneo ou para diversas patologias ósseas tais como malformações, infeções ou certas formas de cancro, por exemplo.

 

Preparação para o exame de Ressonância Magnética

Pode ser pedido ao paciente que faça jejum antes, dependendo da área a examinar (podendo apenas beber água na toma de alguma medicação habitual).

O paciente deve informar o médico se existem algumas patologias que possam condicionar o exame, nomeadamente se foi submetido a uma cirurgia recente, gravidez, alergias alimentares ou medicamentosas e patologias nos rins ou fígado.

Não sendo permita a presença de metal, pois o campo magnético atrai o metal e consequentemente distorce a imagem, o paciente deve informar o seu médico no caso de possuir:

– Implantes ou próteses metálicas

– Pacemaker ou desfibrilhadores cardíacos

Válvula cardíaca artificial

– Neuroestimulador

– Piercings

– Implantes cocleares

– Qualquer tipo de implante dentário

– Bomba de infusão de insulina

– Fragmentos de metal no corpo resultantes de estilhaços ou tatuagens

No dia do exame o paciente deve usar roupa confortável que não contenha botões de metal ou fechos e deixar fora da sala objetos como bijuterias, ganchos de cabelo, óculos, telemóveis ou outros objetos que possam conter metal.

Deverá ir à casa de banho antes de começar o exame, de modo a que não seja necessário interromper o processo de aquisição de imagens.

 

Durante o Exame de Ressonância Magnética

O RMN é um exame indolor e tem uma duração média de cerca de 30 minutos.

É importante que o paciente se mantenha imóvel durante o exame, de modo a que as imagens captadas possuam a melhor qualidade possível. É normal que, durante o exame, se ouçam sons repetidos, como zumbidos e batidas.

O exame será acompanhado por profissionais de saúde, que poderão observá-lo através de uma janela e se necessário comunicar com o paciente.

Em alguns casos, poderá ser necessário injetar uma pequena quantidade de produto de contraste, que poderá originar uma ligeira sensação de calor no braço.

Se ainda tem dúvidas quanto a este exame de diagnóstico, poderá contactar-nos das 9h30 às 18h30 para o telefone 296 629 643 ou para o telemóvel 915 346 242 e colocar todas as suas questões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *